top of page
Foto do escritorMichelle Freire

SP: Estado Amplia Tempo de Aula e Reforça Ensino de Português e Matemática

Atualizado: 7 de nov.

Secretaria da Educação amplia tempo de aula para 50 minutos e adiciona duas aulas semanais de português e matemática no 9º ano do Fundamental e na 3ª série do Médio.


foto de alunas em sala de aula, estudando

A partir do próximo ano letivo, o Estado de São Paulo implementará uma ampliação no tempo de aula das disciplinas nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, elevando a duração de cada aula para 50 minutos. A decisão, anunciada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), vai trazer seis aulas diárias para as escolas de turno parcial, tanto no período matutino quanto no vespertino. A expectativa é que o tempo adicional permita um planejamento mais detalhado e uma melhor assimilação dos conteúdos pelos alunos.


Alteração no Horário de Saída e Mais Tempo para Português e Matemática

Com a mudança, os estudantes que atualmente têm sete aulas diárias de 45 minutos passarão a sair às 12h20 no turno da manhã e às 18h20 no turno da tarde. Além disso, a Seduc-SP anunciou para 2025 a reformulação da matriz curricular do Ensino Médio, em conformidade com a Política Nacional do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 14.945/2024. A carga horária da formação básica será ajustada para 2.400 horas, com itinerários formativos de 600 horas. Na 3ª série do Ensino Médio, o tempo dedicado a língua portuguesa e matemática será ampliado em 78% e 33%, respectivamente.


Novas Disciplinas e Foco em Educação Financeira

O currículo da rede estadual contará com mais duas aulas semanais de orientação em matemática e duas em língua portuguesa para alunos do 9º ano do Fundamental e da 3ª série do Médio. Já a disciplina de educação financeira, introduzida neste ano, passará a ser obrigatória do 6º ao 8º ano do Fundamental e nas duas primeiras séries do Médio, visando capacitar os estudantes a construir uma relação consciente com o dinheiro.

Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, a rede estadual busca alinhar-se com outras redes de ensino, valorizando o tempo de aula e aumentando o foco em componentes curriculares essenciais, como o ensino de português e matemática. A ampliação da carga horária dessas disciplinas visa garantir que os estudantes tenham uma compreensão mais sólida e aprofundada desses conteúdos fundamentais, que são a base para o desenvolvimento de habilidades essenciais em diversas áreas do conhecimento. Essa mudança também reflete o compromisso da Secretaria de Educação com a melhoria da qualidade do ensino, oferecendo mais tempo para o planejamento pedagógico e a assimilação eficaz dos temas abordados.


Calendário 2025

O calendário letivo de 2025 também foi divulgado, com o início das aulas previsto para 3 de fevereiro. O recesso de meio de ano ocorrerá entre 1º e 20 de julho, e o término das atividades está programado para 9 de dezembro, cumprindo os 200 dias letivos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Comments


bottom of page