top of page

Toma posse como ministro do Turismo o deputado federal Celso Sabino

Atualizado: há 3 dias

A cerimônia hoje apenas confirma a nomeação oficial feita em 14 de julho.
Deputado Federal Celso Sabino toma posse como Ministro do Turismo
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.

Nesta quinta-feira, 3, às 11 horas, ocorrerá a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O cargo será assumido pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), que foi nomeado em 14 de julho. Contudo, desde o dia 17, ele já despacha como titular da pasta. A solenidade aguardou o término do recesso parlamentar para ser realizada e, estima-se que mais de 100 parlamentares comparecerão ao Palácio do Planalto para prestigiar o evento.

Celso Sabino assume o posto após a saída de Daniela Carneiro, que deixou o partido União Brasil. Além disso, há expectativas de que o presidente Lula conduza uma reforma ministerial em breve. Nesse contexto, outros dois nomes do Centrão, bloco parlamentar, são cogitados para ocupar cargos no primeiro escalão do governo. São eles: os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).


André Fufuca já foi indicado pelo Centrão para o Ministério de Desenvolvimento Social, que atualmente é comandado por Wellington Dias. Enquanto isso, Silvio Costa Filho pleiteia o Ministério dos Esportes, atualmente sob a gestão de Ana Moser. No entanto, ainda não há indicações do governo sobre o possível enquadramento dessas pastas na reforma ministerial.

O governo, nesse momento, se empenha em costurar estratégias para acomodar os partidos do Centrão, que também almejam posições no segundo e terceiro escalão do governo. A definição final sobre as mudanças ministeriais aguarda os próximos passos das negociações políticas.

Assim, com Celso Sabino assumindo o Ministério do Turismo e as expectativas de reconfigurações no governo, o cenário político se mostra dinâmico, com possíveis novas nomeações e rearranjos na administração federal. O Palácio do Planalto será o palco para essa importante posse ministerial, onde diversas lideranças políticas estarão presentes para testemunhar o início da jornada do novo ministro do Turismo.

Comments


bottom of page